segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Livro Razão e Sensibilidade

RAZÃO E SENSIBILIDADE
AUTOR: JANE AUSTEN
1. ENREDO.
As páginas iniciais do livro apresentam as origens da família Dashwood . Essa família morava numa propriedade que pertenceu ao tio de Henry Dashowood, pai das personagens principais Elinor e Marianne. Quando Henry dashowood morre, deixa uma esposa e três filhas desamparadas, pois a propriedade e a fortuna da família fica em posse do filho do primeiro casamento.
O Sr John , meio - irmão de Marianne e Elinor, vai morar na propriedade com sua esposa Fanny e trata os antigos moradores como hóspedes. Antes da morte do pai, Sr Jonh prometera ajudar a madrasta e três irmãos, mas em seu egoísmo conclui que as irmãs não mereciam nem precisavam de sua generosidade.
A intriga central gira em torno de Elinor , a razão , e Marianne , a sensibilidade. Elionor gostava de desenho, marianne de música . Certo dia Elionor conhece Edward Ferrars , irmão de Fanny ; Surge uma admiração recíproca ; a moça e sua família acreditam que essa amizade pode ter como desfecho um casamento. Edward não era bonito, era reservado igual Elionor , mas era de coração afetuoso.Enquanto isso Mariane com 17 anos , dois anos mais jovem que sua irmã, lamenta achando que jamais encontrará um homem , dentro de seu padrões, a quem possa amar .
Após alguns dias Sir John, primo das jovens, oferece uma casa em outra localidade para a família . Fica um pouco longe de Norland , onde moravam no momento , mas aceitaram a proposta. A família parte; Norland e Edward ficam para trás.
A nova residência ficava em Devonshire , O chalé Barton. A casa de campo era compacta e confortável e ficava próximo á mansão do casal Sir John Middleton e Lady Middleton .Sempre recebiam amigos , ofereciam finíssimos jantares e bailes para jovens . Elenor e marianne eram sempre convidadas.
Em certo jantar as jovens conhecem o coronel Brandom, amigo de Sir John, e também Mrs. Jennings, mãe de Lady Middleton. Brandom tinha 35 anos .Mrs. Jennings era uma senhora de meia idade , viúva de grandes posses . O coronel ficou encantado com marianne , mas o interesse não era recíproco ..
Certo dia marianne sai para um passeio com margaret , sua irmã de 13 anos., quando retorna se envolve num incidente e cai. Recebe ajuda de um cavalheiro chamado John Willoughby , que a leva nos braços para casa. Marianne fica perdidamente apaixonada e imagina ter encontrado seu grande amor. Ele continua frequentando a casa da família e através de suas atitudes Marianne e sua família pensam que ele deseja um compromisso . Após algum tempo, Willoughby ,que está apenas a passeio na casa de uma tia, vai embora inesperadamente para a capital. Marianne fica muito triste e a família fica curiosa para saber o que houve entre ambos , mas permanecem com suas dúvidas, pois não tem coragem de invadir a privacidade de Marianne para tratar de algo tão pessoal.
Edward Ferrars visita a família Dashwood . Elenor percebe que ele já não demonstra o mesmo sentimento da primeira vez em que se conheceram em Norland. Ela fica confusa sobre sentimentos de Edwards, o que ele realmente sente por ela.
Mrs. Jennings apresenta sua filha mais nova, Charlotte Palmer, uma mulher ´bonita, expansiva e comunicativa, embora não seja culta. É casada com Sr Palmer um homem rude e reservado.
Marianne e Elonor conhecem Lucy e Stelle , que são irmãs e foram passar alguns meses na casa dos Middletons . Mariane não gostou das moças e preferiu manter distãncia.
Lucy revela para Elenor que tem um compromisso secreto com Edwards . Apesar de ficar surpresa com a notícia , mantém o controle emocioanal.
Mrs. Jennings resolve passar uma temporada em sua residência na capital e convida Eleonor e Marianne, elas aceitam.
Marianne viaja , pensando em rever Willoughby e viver momentos felizes ao seu lado. O rapaz não aparece para visitá- la e ela envia várias cartas, mas não tem resposta. Vai a uma festa em que Willoughby está , vai falar com ele , é tratada com frieza e indiferença. Ela fica triste e abalada , precisa de uma justificativa para tal reação.
O coronel Brandom conta a Eleonor que Willoughby engravidara Eliza , uma protegida do coronel, depois a abandonara. Mais tarde Marianne fica sabendo que Willoughby vai casar com uma moça rica, Miss Sophia Grey.
Marianne engana-se a respeito da escolha de seu grande amor e casa com um homem que era o oposto de willoughby , O coronel brandom. Já Eleonor tinha razão ao olhar para Edwards e ver seu futuro esposo ; eles superaram os obstáculos e ficam juntos .


PERSONAGENS
Os personagens se definem no enredo pelo que fazem ou dizem, e pelo julgamento que fazem dele o narrador e outros personagens. A maneira de falar das personagens é um meio de descrição psicológica.
1. Protagonistas: Elinor e marianne
2 . antagonistas : Lucy é uma rival declarada de Elionor ;quanto a Marianne, o que a separa de sua maior aspiração ( casar com willoughby) é sua insuficiência de recursos financeiros.
3 . personagens secundários:
Henry Dashwood — um rico cavalheiro que morre no início da história..
Mrs. Dashwood — a 2ª esposa de Henry Dashwood,
Margaret Dashwood — a mais jovem filha de Mr. e Mrs. Henry Dashwood..
John Dashwood — o filho de Henry Dashwood com sua 1ª esposa..
Fanny Dashwood — a esposa de John Dashwood.
Sir John Middleton — um parente distante de Mrs. Dashwood.
Lady Middleton — a gentil, mas reservada esposa de Sir John Middleton..
Mrs. Jennings — mãe de Lady Middleton e Charlotte Palmer..
Edward Ferrars — o mais velho dos dois irmãos de Fanny Dashwood..
Robert Ferrars — o irmão mais novo de Edward Ferrars e Fanny Dashwood.
Mrs. Ferrars — mãe de Fanny Dashwood, e de Edward e Robert Ferrars..
Coronel Brandon — um amigo íntimo de Sir John Middleton.
Charlotte Palmer — a filha de Mrs. Jennings.
Thomas Palmer — o marido de Charlotte Palmer.
Lucy Steele — uma jovem conhecida de Mrs. Jennings,.
Anne/Nancy Steele — a irmã mais velha de Lucy Steele,.
Miss Sophia Grey — maliciosa herdeira com quem Mr. Willoughby casa.
Lord Morton — o pai de Miss Morton.
Miss Morton — uma rica mulher com quem Mrs. Ferrars deseja que seu filho, Edward, e depois Robert, case.
Mr. Pratt — um tio de Lucy Steele e tutor de Edward.
Eliza Williams — a protegida do Col. Brandon e filha de Elizabeth Williams..
Elizabeth Williams — o amor passado do Coronel Brandon..
Mrs. Smith — a rica tia de Mr. Willoughby.
4. Personagens planos
Marianne e Elenor podem ser consideradas personagens planos , pois apresentam características invariáveis ao longo da narrativa .Elenor sempre demonstra ser alguém com controle emocional através de suas palavras e atitudes. Marianne sempre viveu suas emoções com intensidade demonstrando ser um pouco precipitada em seus julgamentos.


5. Personagens redondos
Edwards e willoughby apresentam –se como personagens redondos, pois têm personalidades inconstantes ; as vezes mostram-se gentis e atenciosos , em outros momentos demonstram certa frieza e dissimulação em seus sentimentos . Embora justifiquem suas atidudes e sejam absolvidos por Elionor e Marianne , podem ser caracterizados como personagens complexas.


TEMPO
Época em que se passa a história
A obra retrata a Inglaterra no início do século XIX , constituindo o pano de fundo para o enredo. A época da história coincide com o tempo em que a obra foi publicada : 1811.
Duração da história
O enredo se passa no período de dois anos , sendo apresentado o cotidiano das duas jovens e os seus encontros e desencontros amoroso de maneira minuciosa .
Tempo cronológico
O tempo transcorre na ordem natural dos fatos . Primeiramente são apresentadas Leonor e Marianne quando conhecem a paixão , depois vivenciam conflitos e finalmente casam com seus respectivos noivos.
ESPAÇO
Espaço geográfico


. Os acontecimentos têm início na propriedade de Norland , espaço amplo . Depois a família muda-se pra uma casa de campo menor, mas aconchegante . Um pequeno período da história desenvolve –se na Capital , e novamente retorna a casa de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Árvore frutífera

    Você é uma árvore plantada junto a ribeiros, cujas folhas não caem e tudo que você fizer prosperará. É assim o justo descrito em Salmos ...