quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A ventania e a brisa


Às vezes a suave brisa

areja nosso viver.

Outras vezes o vento forte

sopra contrário aos nossos passos!

Ah resistência!

Quão preciosa és nessas horas!

Tu em teu silêncio,


e eu em minha firmeza!






Marketing pessoal

  SADY, Bordin Filho. Marketing Pessoal. 100 dicas para valorizar sua imagem. Record, 2002.


   O livro traz dicas para valorização da própria imagem.  Eis  algumas sugestões trabalhadas  ao longo do livro:

1. CAPRICHE NO DISCURSO.
 " As pessoas associam o seu discurso à sua imagem."

2. CUIDADO COM A POSTURA E DICÇÃO
"É  100% de chance... para conquistar o coração de sua plateia."

3. CUMPRIMENTE TODO MUNDO
 " Bom dia, boa tarde a  todos que você conhece"

4. APERTE  A MÃO DE FORMA DECIDIDA
" olhe nos olhos , diga alguma coisa e sorria"

5. APRENDA A DIZER NÃO
"Se prometer cumpra"

6. TRATE A TODOS BEM

7. NÃO CONTE VANTAGENS
"Seja discreto. Espere para falar  quando for o momento certo."

8. SEJA E PAREÇA HONESTO

9. NÃO PENSE EM VOZ ALTA

10. DÊ BONS EXEMPLOS
" Mais vale um exemplo do que mil palavras"

11. SEJA CONFIANTE E ACREDITE EM VOCÊ.

12. LEIA MUITO

13. ESCREVA PARA JORNAIS E REVISTAS

14. SAIA DE CASA
" Você precisa circular , aparecer, ser visto para lembrar aos outros de que continua na área"

15. PARTICIPE DE CONCURSOS
 " Nomes de produtos, slogans, etc"

16. FAÇA COISAS INUSITADAS
"Escreva um livro, acampe em um lugar paradisíaco..."

17 .LAPIDANDO O DIAMANTE
" Todos nós somos um diamante, mas ás vezes o desconhecemos."

18. VOCÊ É UM VENCEDOR
  " Temos de lutar para atingir objetivos."

19. NINGUÉM TRABALHA DE GRAÇA
"Fazer boa ação é uma coisa. Trabalhar de graça é outra bem diferente"

20. FAÇA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL
" Mesmo que seja um trabalho pequeno... capriche"

21. SEU VALOR É ÚNICO

22.IMPRESSIONE DE CARA
" Esforce-se ao máximo para causar uma boa impressão de cara."

23. NÃO PERCA A HUMILDADE

 24. QUANDO ERRAR ,ADMITA

25. NÃO DÊ RESPOSTAS EVASIVAS
" Seja direto e objetivo."

26. EVITE DAR RESPOSTAS NA HORA

27.CONTAGIE A TODOS COM SEU EXEMPLO DE DEDICAÇÃO
" Servindo como exemplo vivo de que vale a pena ter uma conduta ilibada, correta, honesta e dedicada."

28. NUNCA ABANDONE SEU TRABALHO SEM MAIS NEM MENOS

29. NÃO SEJA TOTALMENTE SINCERO
" Não estamos pedindo para você mentir. Apenas evite dizer tudo que você está pensando."






quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A renúncia diária

                     

                                       

Uma vida não pode ser vivida de maneira responsável sem renúncia.
Renunciar na alimentação. Os alimentos saborosos e que enchem “ a boca de água”, sempre são doces , gordurosos, ou salgados ou uma mistura de tudo isso. O sorvete com cobertura é uma delícia, o refrigerante do sabor cola , depois do almoço parece irresistível , e o chocolate então, doce com creme de leite, a batata frita bem crocante ou quentinha tirada da gordura... A lista é numerosa, se não for inumerável.
Do lado oposto, está o prato de legumes, a salada sem o molho e de poucas calorias, o prato de arroz com feijão com a carne refogada , o suco quase ou sem açúcar, as frutas com seu sabor pouco marcante para quem já acostumou seu paladar a uma mistura de sabores intensos.

Há um cardápio natural e outro artificial, forjado. Cabe a cada um decidir, ou será se ninguém tem mais poder de decisão quando se trata de comida? Pelo que se observa no dia a dia , parece que não. Parece que o dia a dia se tornou uma festa , um banquete em que tudo é permitido. A palavra renúncia , que deveria ser aplicada a todas às áreas da vida foi negligenciada. Então , muita gente tem medo de subir à balança, recorrem a dietas , mas dieta é coisa passageira , é como um encontro casual. Só funciona a reeducação alimentar. É evidente que alguns têm a tendência a serem gordos e outros a serem magros, mas fazer boas escolhas faz uma grande diferença.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

coesão e coerência

                                  
Coesão refere-se à ligação das ideias; uso de conjunção, pronomes, artigos. Coerência refere-se à ordenação lógica das ideias; não se pode , por exemplo negar depois afirmar algo , isso seria incoerência.

Às mulheres




                Você é bonita, às vezes Deus coloca pessoas para lembrar isso a você porque sua autoestima está abalada. Foram tantas coisas negativas que você já ouviu sobre sua aparência, foram tantas às vezes que tentaram diminuir o seu valor, foram tantas às vezes que tentaram ferir a consideração que você tem por si própria. Então seu pensamento muitas vezes induz você ao erro, como Deus conhece todas as coisas, todos os motivos, Ele envia alguém, alguém para dizer que você é linda aos olhos do pai. Você foi capacitada com todas as “ferramentas” para ser uma pessoa realizadora e vencedora; só é preciso desenvolvê-las. Isso não quer dizer que você é perfeita ,sendo assim você deve lutar constantemente para ser cada dia melhor; aproveitar cada oportunidade, cada momento.
                  Já que você é uma pessoa bonita, deve andar, vestir-se ,falar de acordo com essa nova consciência. Mas você deve viver o equilíbrio e jamais deixar que o orgulho chegue ao seu coração; apenas não deve esquecer das qualidades inerentes a você.
                   Ainda que que o mundo não acredite ,tenha a audácia de acreditar sozinha. É visível que quando alguém não tem determinado biotipo, e mesmo assim se valoriza, as pessoas ao redor ficam furiosas.
                   Não duvide , portanto, de seu valor, e decida ser bela. Não se diminua com o pretexto de estar sendo humilde. Seja humilde no sentido certo.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Livro Razão e Sensibilidade

RAZÃO E SENSIBILIDADE
AUTOR: JANE AUSTEN
1. ENREDO.
As páginas iniciais do livro apresentam as origens da família Dashwood . Essa família morava numa propriedade que pertenceu ao tio de Henry Dashowood, pai das personagens principais Elinor e Marianne. Quando Henry dashowood morre, deixa uma esposa e três filhas desamparadas, pois a propriedade e a fortuna da família fica em posse do filho do primeiro casamento.
O Sr John , meio - irmão de Marianne e Elinor, vai morar na propriedade com sua esposa Fanny e trata os antigos moradores como hóspedes. Antes da morte do pai, Sr Jonh prometera ajudar a madrasta e três irmãos, mas em seu egoísmo conclui que as irmãs não mereciam nem precisavam de sua generosidade.
A intriga central gira em torno de Elinor , a razão , e Marianne , a sensibilidade. Elionor gostava de desenho, marianne de música . Certo dia Elionor conhece Edward Ferrars , irmão de Fanny ; Surge uma admiração recíproca ; a moça e sua família acreditam que essa amizade pode ter como desfecho um casamento. Edward não era bonito, era reservado igual Elionor , mas era de coração afetuoso.Enquanto isso Mariane com 17 anos , dois anos mais jovem que sua irmã, lamenta achando que jamais encontrará um homem , dentro de seu padrões, a quem possa amar .
Após alguns dias Sir John, primo das jovens, oferece uma casa em outra localidade para a família . Fica um pouco longe de Norland , onde moravam no momento , mas aceitaram a proposta. A família parte; Norland e Edward ficam para trás.
A nova residência ficava em Devonshire , O chalé Barton. A casa de campo era compacta e confortável e ficava próximo á mansão do casal Sir John Middleton e Lady Middleton .Sempre recebiam amigos , ofereciam finíssimos jantares e bailes para jovens . Elenor e marianne eram sempre convidadas.
Em certo jantar as jovens conhecem o coronel Brandom, amigo de Sir John, e também Mrs. Jennings, mãe de Lady Middleton. Brandom tinha 35 anos .Mrs. Jennings era uma senhora de meia idade , viúva de grandes posses . O coronel ficou encantado com marianne , mas o interesse não era recíproco ..
Certo dia marianne sai para um passeio com margaret , sua irmã de 13 anos., quando retorna se envolve num incidente e cai. Recebe ajuda de um cavalheiro chamado John Willoughby , que a leva nos braços para casa. Marianne fica perdidamente apaixonada e imagina ter encontrado seu grande amor. Ele continua frequentando a casa da família e através de suas atitudes Marianne e sua família pensam que ele deseja um compromisso . Após algum tempo, Willoughby ,que está apenas a passeio na casa de uma tia, vai embora inesperadamente para a capital. Marianne fica muito triste e a família fica curiosa para saber o que houve entre ambos , mas permanecem com suas dúvidas, pois não tem coragem de invadir a privacidade de Marianne para tratar de algo tão pessoal.
Edward Ferrars visita a família Dashwood . Elenor percebe que ele já não demonstra o mesmo sentimento da primeira vez em que se conheceram em Norland. Ela fica confusa sobre sentimentos de Edwards, o que ele realmente sente por ela.
Mrs. Jennings apresenta sua filha mais nova, Charlotte Palmer, uma mulher ´bonita, expansiva e comunicativa, embora não seja culta. É casada com Sr Palmer um homem rude e reservado.
Marianne e Elonor conhecem Lucy e Stelle , que são irmãs e foram passar alguns meses na casa dos Middletons . Mariane não gostou das moças e preferiu manter distãncia.
Lucy revela para Elenor que tem um compromisso secreto com Edwards . Apesar de ficar surpresa com a notícia , mantém o controle emocioanal.
Mrs. Jennings resolve passar uma temporada em sua residência na capital e convida Eleonor e Marianne, elas aceitam.
Marianne viaja , pensando em rever Willoughby e viver momentos felizes ao seu lado. O rapaz não aparece para visitá- la e ela envia várias cartas, mas não tem resposta. Vai a uma festa em que Willoughby está , vai falar com ele , é tratada com frieza e indiferença. Ela fica triste e abalada , precisa de uma justificativa para tal reação.
O coronel Brandom conta a Eleonor que Willoughby engravidara Eliza , uma protegida do coronel, depois a abandonara. Mais tarde Marianne fica sabendo que Willoughby vai casar com uma moça rica, Miss Sophia Grey.
Marianne engana-se a respeito da escolha de seu grande amor e casa com um homem que era o oposto de willoughby , O coronel brandom. Já Eleonor tinha razão ao olhar para Edwards e ver seu futuro esposo ; eles superaram os obstáculos e ficam juntos .


PERSONAGENS
Os personagens se definem no enredo pelo que fazem ou dizem, e pelo julgamento que fazem dele o narrador e outros personagens. A maneira de falar das personagens é um meio de descrição psicológica.
1. Protagonistas: Elinor e marianne
2 . antagonistas : Lucy é uma rival declarada de Elionor ;quanto a Marianne, o que a separa de sua maior aspiração ( casar com willoughby) é sua insuficiência de recursos financeiros.
3 . personagens secundários:
Henry Dashwood — um rico cavalheiro que morre no início da história..
Mrs. Dashwood — a 2ª esposa de Henry Dashwood,
Margaret Dashwood — a mais jovem filha de Mr. e Mrs. Henry Dashwood..
John Dashwood — o filho de Henry Dashwood com sua 1ª esposa..
Fanny Dashwood — a esposa de John Dashwood.
Sir John Middleton — um parente distante de Mrs. Dashwood.
Lady Middleton — a gentil, mas reservada esposa de Sir John Middleton..
Mrs. Jennings — mãe de Lady Middleton e Charlotte Palmer..
Edward Ferrars — o mais velho dos dois irmãos de Fanny Dashwood..
Robert Ferrars — o irmão mais novo de Edward Ferrars e Fanny Dashwood.
Mrs. Ferrars — mãe de Fanny Dashwood, e de Edward e Robert Ferrars..
Coronel Brandon — um amigo íntimo de Sir John Middleton.
Charlotte Palmer — a filha de Mrs. Jennings.
Thomas Palmer — o marido de Charlotte Palmer.
Lucy Steele — uma jovem conhecida de Mrs. Jennings,.
Anne/Nancy Steele — a irmã mais velha de Lucy Steele,.
Miss Sophia Grey — maliciosa herdeira com quem Mr. Willoughby casa.
Lord Morton — o pai de Miss Morton.
Miss Morton — uma rica mulher com quem Mrs. Ferrars deseja que seu filho, Edward, e depois Robert, case.
Mr. Pratt — um tio de Lucy Steele e tutor de Edward.
Eliza Williams — a protegida do Col. Brandon e filha de Elizabeth Williams..
Elizabeth Williams — o amor passado do Coronel Brandon..
Mrs. Smith — a rica tia de Mr. Willoughby.
4. Personagens planos
Marianne e Elenor podem ser consideradas personagens planos , pois apresentam características invariáveis ao longo da narrativa .Elenor sempre demonstra ser alguém com controle emocional através de suas palavras e atitudes. Marianne sempre viveu suas emoções com intensidade demonstrando ser um pouco precipitada em seus julgamentos.


5. Personagens redondos
Edwards e willoughby apresentam –se como personagens redondos, pois têm personalidades inconstantes ; as vezes mostram-se gentis e atenciosos , em outros momentos demonstram certa frieza e dissimulação em seus sentimentos . Embora justifiquem suas atidudes e sejam absolvidos por Elionor e Marianne , podem ser caracterizados como personagens complexas.


TEMPO
Época em que se passa a história
A obra retrata a Inglaterra no início do século XIX , constituindo o pano de fundo para o enredo. A época da história coincide com o tempo em que a obra foi publicada : 1811.
Duração da história
O enredo se passa no período de dois anos , sendo apresentado o cotidiano das duas jovens e os seus encontros e desencontros amoroso de maneira minuciosa .
Tempo cronológico
O tempo transcorre na ordem natural dos fatos . Primeiramente são apresentadas Leonor e Marianne quando conhecem a paixão , depois vivenciam conflitos e finalmente casam com seus respectivos noivos.
ESPAÇO
Espaço geográfico


. Os acontecimentos têm início na propriedade de Norland , espaço amplo . Depois a família muda-se pra uma casa de campo menor, mas aconchegante . Um pequeno período da história desenvolve –se na Capital , e novamente retorna a casa de campo.

Árvore frutífera

    Você é uma árvore plantada junto a ribeiros, cujas folhas não caem e tudo que você fizer prosperará. É assim o justo descrito em Salmos ...