terça-feira, 12 de maio de 2020

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA (O CAVALO E SEU MENINO)


As crônicas de Nárnia fazem referência a sete volumes de livros. Trata-se de uma história épica de confronto entre o bem e o mal, ficando clara sua analogia com a Bíblia. Foram escritas entre 1949 e 1954 por C.S. Lewis. O autor nasceu em Belfast, Irlanda, em 1898. Lewis sempre demonstrou um fascínio por contos de fadas, mitos e lendas antigas. Essas histórias são direcionadas ao público infantojuvenil, mas é evidente que encantaram aos adultos de várias partes do mundo, configurando na categoria dos clássicos da literatura. Eis a história “ O cavalo e seu menino":




O CAVALO E SEU MENINO ( AS CRÔNICAS DE NÁRNIA)


Um garoto chamado Shasta vivia com o pai que era pescador. Certo dia conhece um cavalo falante e ambos fogem rumo às terras de Nárnia.Durante a fuga eles encontram uma garota e uma égua falante que também estão fugindo.Já são quatro viajantes: Shasta, A garota Aravis, o cavalo Bri e a égua Huin. Aravis morava com o pai e uma madrasta, fugiu porque tinha sido prometida em casamento a um senhor de sessenta anos e deveria casar mesmo contra a própria vontade.

Era preciso passar pela cidade de Tashbaan para chegar em Nárnia, para isso eles se disfarçaram de mendigos para entrarem na cidade, pois era uma cidade cercada por muros. Quando chegam em Tashbaan, Shasta é capturado por um grupo de narnianos que o Chamam de Corin. Shasta nada entende e acha que foi confundido com outro garoto. Assim ele foi levado e seus três colegas ficam para trás. Em Tashbaan ele conhece a rainha Susana e o rei Edmundo . A rainha Susana estavam em tashibaan, mas moravam em Nárnia, onde Pedro era o Grande rei. Porém eles estavam impedidos de voltar para lá, pois o príncipe Rabadash, filho do rei de Tashbban, queria casar com a rainha Susana e não aceitava ouvir uma resposta negativa. Então eles armam um plano e fogem.

Corin também não pretendia ficar em Tashibaan, e para sua alegria, o verdadeiro Corin aparece. Ambos se parecem muito, por isso foram confundidos. Quando corin chega , Shasta consegue fugir e procurar novamente o caminho de Nárnia. Antes de se separararem, os quatro viajantes haviam combinado de se encontrarem num local onde havia umas tumbas, então Shasta seguiu para lá.

Já Aravis chegou até as tumbas com ajuda de uma amiga , mas antes disso Aravis fica sabendo que o príncipe Rabadash tem o plano de invadir o castelo de Anvar e depois capturar a rainha susana.

Quando os quatro viajantes se encontram no lugar combinado, Aravis conta para os colegas sobre o plano de Rabadash de invadir Nárnia com uma expedição. Então a missão shastah era avisar ao rei Luna sobre essa invsão. Ele deveria chegar antes de Rabadash. O caminho para chegar lá era deserto.

No caminho , eles encontram um eremita e recebem ajuda dele, após serem atacados por um leão. Aravis e os animais ficam na morada do eremita, somente shasta segue viagem para avisar ao rei que Abadash se aproxima do castelo de Anvar para invadi-lo. Porém Shasta chega a tempo de avisar ao rei Lunar que um exército se aproxima de anvar, assim o rei , que estava fora de Anvar, parte rapidamente para fechar as portas da cidade. Shasta não consegue acompanhar a comitiva do rei e fica perdido no meio do caminho. Sentindo-se sozinho, de repente aparece algo ao seu lado, era o leão Aslam que surge para consolar o garoto e dar algumas explicações:

Fui eu o leão que o forçou a encontrar-se com Aravis Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem, acordado à meia noite, o acolhesse.” ( p.262)

Após o diálogo com Aslam, Shasta chega em Nárnia. Lá conta que Anvar está sitiada por um exército feroz de calormanos. Assim, o exército narniano se prepara para a batalha e levar socorro para a cidade. Corin, que já estava em Nárnia, coloca uma armadura em Shasta, por isso ele também vai para a luta sem muita vontade.

O exército comandado pelo príncipe Rabadash e o exécito de Nárnia entram em confronto. Os narnianos vencem. A vida de Rabadash é poupada, porém ele é exposto ao ridículo e repreendido por atacar o castelo de Anvar em tempo de paz e sem declarar guerra.

No final, Shasta muda de nome para Cor, pois descobriram que ele era irmão gemeo de Corin, portanto, filho do rei Luna. Cor ficou sabendo que futuramente seria rei, não gostou da ideia, porém ele não tinha escolha, já que nasceu alguns minutos antes do irmão gêmeo. Aravis foi convidada para morar no castelo e mais tarde casa-se com Corin.

LEWIS, C.S. ( tradução Silêda Steuernagel e Paulo Mendes Campos), As Crônicas de Nárnia. São Paulo:Editora VMW Martins Fontes, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Árvore frutífera

    Você é uma árvore plantada junto a ribeiros, cujas folhas não caem e tudo que você fizer prosperará. É assim o justo descrito em Salmos ...