Memórias de um
Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Memórias de Um Sargento de Milícias é uma obra que foge das características do romance da estética literária do Romantismo. As personagens não são idealizadas. Mas são como pessoas normais que encontramos no dia a dia, com qualidades e defeitos; valendo ressaltar: mais defeitos que qualidades.
As personagens estão mais próximas da realidade, mas são pintadas com tons de humor. As peripécias de Leonardo são muito engraçadas. Essa personagem não tem características de um herói, mas não chega perto de um vilão, tal como conhecemos na maioria dos enredos de muitas histórias.
O livro começa referindo-se a Leonardo, o Leonardo pai, Ou Leonardo-Pataca , isso para diferenciá-lo do filho, que é o sargento de Milícias.
Até chegar ao título de Sargento de Milícias, Leonardo teve uma trajetória, realmente digna de um enredo para entreter o leitor.
Seus pais separaram-se quando ele ainda era menino. Sua mãe foi embora, abandonando -o , seu pai também o rejeitou. Fora criado pelo padrinho, um homem sem filhos e que exercia a profissão de barbeiro. Leonardo era um menino traquino, peralta, enfim tudo isso e muito mais, porém seu padrinho fechava os olhos para tudo isso e achava o moleque bem divertido.
Seu padrinho ficou a imaginar que profissão seria adequada ao afilhado, pensou, pensou… de forma que o primeiro ofício que de fato arranjara para o afilhado foi numa igreja para auxiliar ao padre. Porém continuou cometendo suas peraltices no novo ambiente e assim perde o posto.
Ainda bem moço apaixona-se por Luisinha, porém não foi possível viver essa paixão, pelo menos naquele momento. Até porque havia um rival com quem luisinha casa mais tarde.
Quando o padrinho de Leonardo morre, este vai morar com o pai, mas nunca consegue viver em paz com a madrasta e o pai, e então após uma briga, desaparece de lá de vez. Conhece uns amigos e vai viver com a família de um deles, e nesse meio há uma moça chamada Vidinha com quem ele se envolve. Mas o relacionamento acaba em razão de uma suposta traição, suposta porque o narrador não deixa explícito , mas sugere através de uma ironia típica dessa obra. Pois o narrador não diz tudo, em muitos momentos apenas sugere, e o leitor , esperto logo conclui aquilo que o autor deixou nas entrelinhas.
Assim, o romance de Leonardo com Vidinha acaba . Após algum tempo ele consegue a função de Sargento de Milícias . Paralelo a isso , Luisinha fica viúva , assim os dois se aproximam e iniciam um relacionamento.
Nesses termos a história vai chegando ao fim , porém o narrador faz questão de ressaltar que muita coisa aconteceria depois, e seria melhor poupar os leitores desses dissabores.
A história não se encerrou com um “ foram felizes para sempre”. Mas ficou um questionamento e implícito uma crítica aos contos de fadas, aos típicos romances românticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário