quinta-feira, 22 de julho de 2021

Teoria da Literatura

 

A teoria da literatura é a ciência que estuda as manifestações literárias e está inserida na área das Ciências Humanas. Seu objeto de estudo é a Literatura, com foco na observação de textos que se transmitem através da escrita.

O termo “ Teoria da literatura” somente começou a ser utilizado a partir do século XIX. O objetivo dessa disciplina é estudar a literatura e identificar o que existe de particular em sua linguagem, diferenciando-a, portanto, das linguagens não literárias.

Foram os alemães que utilizaram , pioneiramente, a denominação “ Teoria da Literatura” em seus estudos no século XIX. Nessa época os estudos estavam voltados principalmente para questões históricas. Já no século XX os estudos tinham como foco as obras da atualidade, por influência da revolução modernista.

Embora a Teoria da Literatura tenha sido reconhecida como tal no século XIX, seu percurso começa bem antes, séculos V e IV entre os gregos, já que estes eram bastante preocupados com a expressão linguística.

Ao longo dos tempos, a Teoria da Literatura consolidou-se como ciência, determinando os fundamentos para os estudos das obras literárias, porém os pesquisadores não foram unânimes quanto ao foco , dando origem a diferentes tendências e linhas de estudo e pesquisa.


O objeto dessa ciência é a Literatura, para isso a sua tarefa primordial é definir o termo. A palavra pode ser usada no sentido amplo diariamente para se referir a qualquer obra publicada, mas no contexto da Teoria da Literatura somente importa as obras relacionadas à fantasia e ficção. A partir daí surge a questão: Que critérios usar para analisar se determinada obra tem uma linguagem literária ou não literária?

É papel da Teoria da literatura formular os critérios para identificar se o texto tem as características que o tornam literário. Essas regras são mutáveis em diferentes épocas. Mesmo diante de tal questão, a proposta defendida pela Teoria da Literatura é que o texto literário tem valores imutáveis e absolutos. Porém observando-se o valor atribuído ao texto literário, desde a poética de Aristóteles até a atualidade, constata-se que a ideia do que seja literário passa por constantes transformações.



sábado, 10 de julho de 2021

A leitura essencial

 



       Leia. Leia muito. Quanto mais você lê, mais fluente na leitura, fica. Não leia só teoria literária, nem as obras de ficção, livros de autoajuda etc. Leia também a Bíblia, pois é o manual para nos ensinar a respeito  de Deus  e da vida eterna. 

    Parece um livro complexo demais para que possamos entender. Mas quando fazemos sua leitura pela primeira vez, percebemos que estamos muito distantes do caminho proposto,  um pecador que precisa de perdão.

   Nunca entendemos tudo. Deus deixa claro que as coisas encobertas não nos dizem respeito. Os teólogos tentam nos explicar muitas questões e muitas vezes eles divergem entre si. As denominações evangélicas ou religiosas também não concordam ente si e criam costumes ou protocolos para seus fiéis. 

    Diante de tudo isso, devemos entender os princípios bíblicos e a essência da mensagem do evangelho: Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador, ser batizado como sinal de arrependimento e que queremos viver em novidade de vida.

     Os princípios nunca mudam, mas existem protocolos e costumes que mudam conforme a época e lugar. O importante é que a essência permanece. 

      Todo ser humano é uma benção  quando adora a Deus, considera  Jesus Cristo como Senhor e salvador e é guiado pelo Espírito Santo.

     Assim, o Espírito Santo nos dá a direção todas as vezes que abrimos a Bíblia para ler. Encontramos ali um tesouro inesgotável, nos ensinando coisas novas, mesmo quando, por exemplo, lemos o mesmo versículo pela décima vez. E algo muito importante: não nos tornamos extremistas. não estamos na direita ou esquerda, mas no centro da vontade de Deus. Pois Ele nos faz pessoas moderadas.

    No centro da vontade de Deus, não nos guiamos pelas ideologias, pelos "ismos" que separam as pessoas e lançam mulheres contra homens, pobres contra ricos, empregados contra patrões, minorias contra maiorias  e vice-versa. 

    Que bom que o Brasil é um país que nos garante a liberdade religiosa. Podemos andar com a bíblia na mão, entrar na igreja a qualquer momento.  Que esse país seja mais e mais repleto de adoradores, de pessoas que leem e praticam a palavra de Deus, pois assim está escrito: " Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor."(Salmos 33.12).

     

Árvore frutífera

    Você é uma árvore plantada junto a ribeiros, cujas folhas não caem e tudo que você fizer prosperará. É assim o justo descrito em Salmos ...