Leia. Leia muito. Quanto mais você lê, mais fluente na leitura, fica. Não leia só teoria literária, nem as obras de ficção, livros de autoajuda etc. Leia também a Bíblia, pois é o manual para nos ensinar a respeito de Deus e da vida eterna.
Parece um livro complexo demais para que possamos entender. Mas quando fazemos sua leitura pela primeira vez, percebemos que estamos muito distantes do caminho proposto, um pecador que precisa de perdão.
Nunca entendemos tudo. Deus deixa claro que as coisas encobertas não nos dizem respeito. Os teólogos tentam nos explicar muitas questões e muitas vezes eles divergem entre si. As denominações evangélicas ou religiosas também não concordam ente si e criam costumes ou protocolos para seus fiéis.
Diante de tudo isso, devemos entender os princípios bíblicos e a essência da mensagem do evangelho: Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador, ser batizado como sinal de arrependimento e que queremos viver em novidade de vida.
Os princípios nunca mudam, mas existem protocolos e costumes que mudam conforme a época e lugar. O importante é que a essência permanece.
Todo ser humano é uma benção quando adora a Deus, considera Jesus Cristo como Senhor e salvador e é guiado pelo Espírito Santo.
Assim, o Espírito Santo nos dá a direção todas as vezes que abrimos a Bíblia para ler. Encontramos ali um tesouro inesgotável, nos ensinando coisas novas, mesmo quando, por exemplo, lemos o mesmo versículo pela décima vez. E algo muito importante: não nos tornamos extremistas. não estamos na direita ou esquerda, mas no centro da vontade de Deus. Pois Ele nos faz pessoas moderadas.
No centro da vontade de Deus, não nos guiamos pelas ideologias, pelos "ismos" que separam as pessoas e lançam mulheres contra homens, pobres contra ricos, empregados contra patrões, minorias contra maiorias e vice-versa.
Que bom que o Brasil é um país que nos garante a liberdade religiosa. Podemos andar com a bíblia na mão, entrar na igreja a qualquer momento. Que esse país seja mais e mais repleto de adoradores, de pessoas que leem e praticam a palavra de Deus, pois assim está escrito: " Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor."(Salmos 33.12).